top of page

PROJETOS

PROJETO BANCO DE DADOS (EM ANDAMENTO)

     O nosso “Banco de Dados” foi inspirado nos Dead Drops atuais que são uma rede anônima fora da Internet de partilha P2P de arquivos, que podem ser encontrados em espaços público. Drives USB’s são embutidos em paredes, edifícios e calçadas acessíveis a qualquer um. Todos estão convidados a partilhar ou encontrar arquivos num local que é conhecido apenas pelos utilizadores dos Dead Drops. Basta ligar seu portátil a uma parede, casa ou poste para partilhar os seus ficheiros e dados favoritos.

    Atualmente existem milhares de Dead Drops espalhados pelo mundo, como pontos fixos de compartilhamentos de informações, pontos offline de transmissão de interesses mais diversos. A unidade acadêmica de Serra Talhada seria o primeiro ponto Dead Drops do interior de Pernambuco, pontuando assim seu pionerismo na construção de conversações entre a Educação superior e os projetos de tecnologia na elaboração tecnologias sociais de transmissão, compartilhamento e produção de conhecimento.

       Mas, e se misturássemos a tecnologia com alguns métodos antigos de comunicação e troca de objetos?  Uma proposta de partilha com um pouco de interação social? O “Banco de Dados” é um projeto de compartilhamento de arquivos livres de direitos autorais no modelo dead drops, que tem como objetivo principal transformar um simples banco em um local onde as pessoas possam compartilhar seus arquivos de leituras como: Livros de Literatura; Poemas, poesias; Pdf’s das disciplinas dos cursos; Artigos de suas determinadas áreas; Fotos e vídeos dos eventos da UFRPE; Vídeo aulas; Filmes com conteúdo educacional; Palestras; Projetos publicados, dentre outras possibilidades de trocas informacionais.

      Nossa proposta é simples, instalar em um banco da universidade um dispositivo de armazenamentos de dados, um Pen Drive por exemplo. Neste dispositivo ficariam armazenados dados dos mais diversos, entres eles, livros usados em algumas disciplinas e textos de referência. Os/As Alunos/as  poderiam acessar esse dispositivo, a fim de transferir seus dados para seus computadores portatéis. Desta forma, os/as alunos/as coletariam informações relavantes para sua formação acadêmica. A rigor, o que o Banco de Dados está proporcionando é um compartilhamento offline de informações, facilitando assim a troca de informações entre os/as professores/as e seus/suas alunos/as.
 

bottom of page